Páginas

06 setembro 2012

Resenha: Os 13 Porquês


Comecei esse livro ano passado por indicação de vários blogs, o suicídio como tema com me chamou a atenção, mas tive um probleminha e acabei parando na metade. Esse ano eu finalmente arrumei um tempo pra tentar lê-lo novamente.
Esse livro conta a história de Hannah Baker, uma jovem suicida que deixou fitas de cassete gravadas um último adeus. Porém, essas fitas não são bilhetes de despedidas, elas são designadas a cada pessoa que contribuiu, de alguma maneira, para a sua morte. São 7 fitas, todas numeradas de cada lado até 13, o conteúdo de cada lado representa um motivo, e elas são enviadas à uma pessoa por vez, e após ouvirem as fitas até o fim, a pessoa deve passá-las adiante para o próximo da lista. É assim que Clay Jensen encontra em sua casa uma caixa de sapatos com as fitas.
Assim que começa a escutar, ele não acredita que possa estar em uma lista como aquela, afinal ele gostava Hannah e julgava nunca ter feito nada que pudesse colocá-lo naquela situação. Ele fica completamente angustiado de ouvir a voz dela novamente, da garota que gostava, da garota que estava morta. Junto com as fitas, ele recebe um mapa com indicações que lugares que Hannah esteve e diz para que, caso os ouvintes queiram, visitem. Clay segue então por vários lugares enquanto ouve o conteúdo das fitas, imaginando quando vai chegar a sua vez, quem já havia escutado, qual fora a reação de cada um e como olharia novamente na cara daquelas pessoas sabendo o que elas fizeram.
"Me digam, o que vocês queriam ouvir? Porque eu ouvi tantas histórias que não sei qual é a mais famosa. Mas sei qual é a menos. A verdade. Agora, a verdade é a que vocês não vão esquecer." (Jay Asher)
Eu gostei muito do livro, imaginei que seria uma coisa um pouco mais "sombrio", mas não me decepcionei. Muita gente que leu o livro diz que os motivos da Hannah ter se matado são banais, mas eu discordo, acho que cada pessoa possui um limite. Claro que a morte não é solução pra nada, mas Hannah estava sofrendo e tentou pedir ajuda, mas o que recebeu não foi suficiente. O livro nos deixa uma mensagem bem clara: devemos tomar cuidado com nossas atitudes pois elas podem machucar as pessoas mesmo sem percebermos.
"Acho que me expressei com muita clareza, mas ninguém deu um passo para me impedir."


0 comentários:

Postar um comentário

»
 
. © Todos os direitos reservados. Design e desenvolvimento por Gabi Melo